Lygia Clark

Archive

Publication

A 1ª Exposição do Grupo Frente

documentType
PeriodicalDocument Type
artMedium
ImpressãoArt Medium
inLanguage
PortuguêsLanguage
date
06/1954.
description
Nota informativa sobre a Primeira Exposição do "Grupo Frente", no IBEU em 1954. Fig 1 – legenda: Os componentes do “Grupo Frente” com o poeta Manuel Bandeira e o colunista. À direita a sra. Niomar Muniz Sodré, diretora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Lígia Clark, Ivan Serpa, Lígia Pape, Aluízio Carvão, Décio Vieira, Carlos Val, Vincent Ibbersom, integrantes do “Grupo Frente” que inaugurou com excepcional freqüência sua bela mostra no Instituto Brasil-Estados Unidos.
dateBegin
29.06.1954
publishingHouse
author
producer
O GloboOrganization
transcription

A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO “GRUPO FRENTE”


           Foi inaugurada festivamente ontem, no I.B.E.U., a 1ª. Exposição do recém-formado “Grupo Frente”, composto por artistas, na sua grande maioria, de tendência concretista: Aluízio Carvão, Ivan Serpa, Décio Vieira, Lígia Clark, Carlos Val, Lígia Pape, Vincent Iberson e João José Costa. O grupo está dentro do espírito de outros nucleos europeus como o grupo Espaço, de Paris; Oito pintores italianos, de Veneza; os concretistas de Max Bill, os neoplasticistas de Buenos Aires, etc. A mostra é pequena mas de boa qualidade e merece ser vista e prestigiada porque é resultado de pesquisa e trabalho para a evolução artística. Nos clichês, dois flagrantes do “vernissage” de ontem, vendo-se...


Fig 1 – legenda: Os componentes do “Grupo Frente” com o poeta Manuel Bandeira e o colunista. À direita a sra. Niomar Muniz Sodré, diretora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com a Lígia Clark, Ivan Serpa, Lígia Pape, Aluízio Carvão, Décio Vieira, Carlos Val, Vincent Ibbersom, integrantes do “Grupo Frente” que inaugurou com excepcional freqüência sua bela mostra no Instituto Brasil-Estados Unidos.

ID
4580

Related content