Lygia Clark

Archive

Textual

A Arte de Lygia Clark

documentType
Crítica artísticaDocument Type
artMedium
ManuscritoArt Medium
inLanguage
PortuguêsLanguage
date
1967
dateBegin
1967
description
Manuscrito com trecho do texto "A Arte de Lygia Clark" sobre a importância de Lygia Clark no cenário artístico, ressaltando sua influência sobre a obra de outros artistas e admiração por suas ideias. O texto original é de David Medalla.
author
transcription

A ARTE DE LYGIA CLARK

David Medalla

Lygia Clark é considerada como uma “artista para os artistas”, e isto sobretudo em razão de sua arte não ser conhecida pelo do público que freqüenta as galerias de arte e não nunca ter sido defendida pelos especialistas mas ou pelos marchands,e sim mas pelos poetas e artistas amigos de Lygia.

Raramente seu nome aparece nas revistas de arte contemporânea. De fato, nenhum livro especializado em arte contemporânea, e aí se coloca os recentes estudos de M. Alan Bowness e de Sir Herbert Read sobre a escultura moderna, cita Lygia Clark. Seu nome surge apenas quando se diz por outro críticos e organizadores de exposições citam estruturam, de tempos em tempos, listas de “artistas eminentes”. E, contudo, eu não posso designar indicar muitos artistas cuja obra tenha suscitado admiração tão profunda e cujas idéias tenham exercido influencia mais fecunda sobre a obra de numerosos outros artistas, que a obra desta cinética brasileira.

ID
5750