Lygia Clark

Archive

Publication

Reverberações Performativas na dança contemporânea luso-brasileira - Lygia Clark e Helena Almeida

documentType
inLanguage
PortuguêsLanguage
location
PortugalCountry
date
03.06.2021
description
Ensaio final realizado como conclusão do Pós-Doutoramento da coreógrafa AnaVitória durante os anos de 2020 -2021 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMHUL) com supervisão do Prof. Dr. Daniel Tércio
reference
Texto ainda não publicado. Será publicado em formato I-BOOK em 2022.
dateBegin
01.06.2020
dateEnd
01.06.2021
author
transcription

Resumo

O presente projeto tem como objetivo realizar pesquisa artística teórico/prática sobre a emergência de campos experimentais de naturezas híbridas resultantes das ações performativas empreendidas por duas artistas plásticas contemporâneas; a portuguesa Helena Almeida (1934-2018) e a brasileira Lygia Clark (1920-1988) sobre a trajetória artística de dois outros artistas da dança contemporânea; a brasileira AnaVitória (1969-) e o português João Fiadeiro (1965-). Este projeto investe portanto numa Residência artística nas Faculdades de Belas-Artes e Motricidade Humana da Universidade de Lisboa com enfoque nas questões estéticas e conceituais resultantes destes diálogos que integram artes plásticas, artes visuais e dança, afim de verificar o alcance e disrupções causadas pelas transversalidades poéticas dadas pelas protagonistas e recriadas por seus interlocutores.

Palavras Chaves:

 arte, campos experimentais de naturezas híbridas, ações performativas, autobiografia, memória e produção artística luso-brasileira.

ID
66472