Lygia Clark

Acervo

Exposição

1ª Exposição Nacional de Arte Concreta

Data inicial
1956
Local de realização
Local (cidade/país)
Descrição

A exposição se definia como o primeiro encontro nacional das artes de vanguarda concretistas no Brasil — as artes visuais e a poesia. Foi realizada por iniciativa do Grupo Ruptura (paulista) e do Grupo Frente (carioca), ambos acreditavam no progresso industrial e na função que ele desempenha na organização da vida moderna de então.

O poeta Décio Pignatari (1927-2012) afirma em 1957: "Esse foi o primeiro encontro nacional das artes de vanguarda realizado no país, tanto no que se refere às artes visuais quanto à poesia concreta", explicitando o espírito que comandou a Exposição Nacional de Arte Concreta. Realizada por iniciativa do grupo concreto paulista, a mostra tem lugar...

A Exposição Nacional de Arte Concreta marca o início da ruptura neoconcreta, assumida em 1959. O Manifesto de 1959, foi assinado por Almir de Castro, Ferreira Gullar, Franz Keller - Leuzinger, Lygia Clark, Lygia Pape, Reynaldo Jardim (1926-2011) e Theon Spanudis (1915).

A mostra expôs além das obras de Lygia Clark, de artistas como Ivan Serpa, Geraldo de Barros, Décio Pignatari, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar, entre outros artistas pertencentes ao Grupo Frente e Grupo Ruptura.

Observações
itinerante
ID
1717

Conteúdo relacionado