Lygia Clark

Acervo

Textual

Volto da Alemanha [Diário 1]

Tipo de documento
DiárioTipo de documento
Forma de registro
DatilografiaTécnica
Idioma
Data aproximada
13-12-1968
Data de produção
13.12.1968
Local (cidade/país)
Autor(a)
Transcrição texto

13/12/1968


Volto do Alemanha e a exposiçaõ foi sensacional! As obras só chegaram 6 horas antes do vernissage o que deixou todo mundo aflitissimo. Quando na vespera comecei a me sentir aflita comecei a trabalhar e formulei uma roupa toda de plastico como um envolucro tendo duas luvas atadas na altura do peito. O espectador entra sem sapato e põe as maõs dentro das luvas e ainda tem na cabeça um grande capuz de plastico que é ligado a roupa. Ele anda com os pes abertos e olhando sempre para a frente pois fica condicionado pela imobilidade da roupa. Foi sensacional. Assim consegui ficar tranquila até a hora em que as obras apareceram. Para armar o labirinto foi terrivel pois tive que reconstitui-lo pois estava bastante rasgado. Na hora de abrir a caverna do tunel me jo guei dentro dela como uma suicida para abrir o plastico com o proprio corpo. O Kulterman tirou o casaco e se jogou atraz de mim para ajudar. Á noite sonhei que estava no meio de um grande areial e o Kulterman estava em pé numa pedra. Quando me viu chegar falou: “Extranho o nosso encontro, naõ?” Nesse momento caí dentro d’agua e pensei em morrer afogada. Quase por milagre me vi fora dela e estava em pé em cima de outra pedra ao lado do Kulterman.

Eu o conheci e vos digo: è um grande homem e grande historiador. Quiz saber todas as minhas opiniões a respeito de varios problemas atuais e ele é grande pois quer o testemunho da persepçaõ do artista ! Lá na galeria vi coisas horripilantes de Paul Tck e Kudó. Sonhei que meu estomago era aberto e dentro havia a natureza. Flores, pedras lodo, agua e o tirei de dentro da barriga. Ao esvazia-lo vi que no fundo da caixa, tinha uma figura de um homem primitivo com o braço trançado com o de uma mulher. Estavam nus. Tinha tambem uma abertura que era para colocar uma especie de pilha eletrica que eu naõ sabia para que servia.... Na volta da Alemanha sonhei que estava numa gangorra e me balançava no espaço. Em baixo só tinham monstrinhos corpos de duas cabeças sem braços e pernas que pediam que lhes jogasse balas ! Ando meio apavorada com esses sonhos mas na vida estou me sentindo taõ bem que naõ sei o que atribuir esses sonhoe. As vezes penso que estou ficando louca mas sei que a unica maneira de me salvar é viver esse suicídio até o fim.

Ao chegar a Paris tive outro sonho muito grande e complicado. Só me lembro porem de um tunel que estava cheio de bosta e eu teria que passar dentro para sair do outro lado. Comecei mas a medida em que passava ele ia ficando cada vez mais estreito e baixo e escuro. Em panico pensei que naõ ia conseguir mas me veio a cabeça que minha irmã mais velha Sonia tinha passado e fazendo um esforço terrivel. morta de pavor consgui passar para o outro lado. Uma menina me esperava e quando tornei a olhar o tunel ele estava ainda cheio de bostas e pegando uma vassoura tentei meter toda a bosta para dentro do mesmo. Nesse momento a bosta estava mais mole e sujou a vassoura  e o chaõ do Tunel. O resto naõ me lembro mais.

ID
65540

Conteúdo relacionado