Lygia Clark

Acervo

Textual

Vendo o filme de Fellini [Diário 1]

Tipo de documento
DiárioTipo de documento
Forma de registro
DatilografiaTécnica
Idioma
Data aproximada
15-08-1971
Data de produção
15.08.1971
Local (cidade/país)
Autor(a)
Transcrição texto

15 de agosto de 1971


Hoje como nos outros dias precedentes me pergunto o que será de mim no futuro. Parece que viver no presente no momento perdeu seu significado para mim. Vendo o filme de Fellini: Julieta dos espiritos no final quando ela mata todos os fantasmas infantis e se leberta tive uma especie de identificaçaõ com ela. É como se eu o tivesse feito tambem e a percepçaõ de que estaou prestes a sair de um casulo borboleta, bicho no trabalho me veio na cabeça. Estou lendo um livro sobre a droga LSD. Lá me identifiquei com patologicos, artistas drogados e naõ estou inquieta: acho que todos esses processos saõ a mesma coisa. Ou por outra, o da droga com o estado da criaçaõ artistica e ainda o reaprender a viver que, parece o meu processo atual. O que me preocupou um pouco foi a percepçaõ de que as vezes eu me desdobro em duas. Lá esse processo e o despersonalizaçaõ. Mas, pergunto eu sempre teria sido assim ? Talvez muito mais do que hoje. Hoje talvez esteja mais lucida e talvez mais amarrada numa só pessoa. Ou fundir esses dois lados meus foi um processo de uma vida inteira e talvez agora o esteja fazendo. O que sei é que ando somatizando muito mas tem a idade, essa naõ contará tambem ?

Se estou fora de casa com outras pessoas estou bem. Na hora de voltar para casa somatizo. Se estou bem em casa na ora de sair somatizo. O que gostei no livro que estou lendo é a ordem do medico ou sujestaõ para a pessoa que está drogada se debruçar no que é mais absmal e inquietante para se livrar do que a angustia. É o que faço sempre. Agora já naõ sei se é me debruçar na vida ou entrar dentro de mim que me inquieta mais. Talvez seja só uma coisa e ainda estou dividindo o processo. Talbez o interiorizar-se ainda tenha conotaçaõ com o antigo processo, a caça dos fantasmas infantis. Eu andava aparentemente bem depois passei a reler esse caderno e parece que isso ajudou a declanchar uma crise em mim. Mas le-lo naõ seria já o entrar outra vez dentro do processo ?

Ando pensando seriamente em voltar para o Brasil. Mas voltar em crise me parece muito perigoso. Devo esperar para ver claro e com serenidade.....

ID
65623