Monólogo
“Lygia.”por Carolyna Aguiar, Bel Kutner e Maria Clara Mattos
“A própria Lygia escreveu que gostaria de pegar o seu caderno, o que estava experimentando, seus sonhos e obras e fazer uma ligação entre essas coisas para mostrar a sua luta de integração de tudo. Ela não separava vida e arte, e durante a encenação isso fica claro. Tudo tinha o sangue dela, não tinha um racional que pensava o trabalho... tinha uma experiência viva”, resume a atriz Carolyna Aguiar, que interpreta Lygia no monólogo.
“O grande motivador da peça é entregar para o público uma Lygia que o público desconhece. O que vamos fazer é entregar um processo. Eu acho que esse é o grande diferencial: colocar o espectador na mesma cadeira que a Lygia, como se ele pudesse acompanhar o processo inteiro, e não só o resultado. É criar para o público o percurso junto”, explica Maria Clara Mattos, responsável pela dramaturgia e diretora do espetáculo.
“Lygia sempre teve coragem pra questionar a própria obra, romper padrões e convidar o espectador a sair da passividade e se desalienar através das experiências que propunha. Como encenar impressōes e sonhos que geraram obras que instigaram a criatividade de tantos? Com essa pergunta fui vendo Lygia surgir através de suas próprias palavras, que ela generosamente nos presenteou. Ela vive!”, acrescenta Bel Kutner, diretora do espetáculo.
“Lygia.”by Carolyna Aguiar, Bel Kutner and Maria Clara Mattos
“Lygia herself wrote that she would like to take her notebook, what she was experiencing, her dreams and works and make a connection between these things to show her struggle to integrate everything. She didn't separate life and art, and during the role play this becomes clear. Everything had her blood, there was no rational thinking about the work... she had a living experience”, summarizes actress Carolyna Aguiar, who plays Lygia in the monologue.
“The great motivator of the play is to deliver to the public a Lygia that the public doesn't know about. What we're going to do is deliver a case. I think this is the big difference: putting the spectator in the same chair as Lygia, as if he could follow the entire process, and not just the result. It's creating a journey together for the audience”, explains Maria Clara Mattos, responsible for the dramaturgy and director of the show.