Lygia Clark

Acervo

Exposição

Global Conceptualism: Points of Origin, 1950s-1980s Conceptualist Art : Points of Origin 1950s-1980s

Data inicial
15.09.2000
Data final
26.11.2000
Local de realização
Miami Art MuseumOrganização
Local (cidade/país)
Descrição

"Global Conceptualism: Points of Origin, 1950s-1980s" foi uma exposição itinerante realizada entre os anos de 1999 e 2000, no Queens Museum de Nova Iorque, Walker Art Center de Minnesota e Miami Art Museum de Miami. Contendo mais de 240 obras de mais de 135 artistas, a mostra apresentou fotografias, documentação, filmes, vídeos, cartões postais, pôsteres, desenhos, bem como pinturas e instalações. Entretanto o que marcou essa exposição foi a quantidade de curadores envolvidos na organização e pesquisa do evento, foram onze ao total representando diversos países e regiões do planeta. Essa pluralidade resultou em um grande aprofundamento de pesquisa sobre as manifestações artisticas da arte conceitual esses lugares.

Liderados através de Jane Farver, Luis Camnitzer e Rachel Weiss, o grupo de curadores e pesquisadores para organizar a mostra foi: Chiba Shigeo e Reiko Tomii (Japão), Claude Gintz (Europa Ocidental), László Beke (Europa Oriental), Mari Carmen Ramírez (Latin América), Peter Wollen (América do Norte), Terry Smith (Austrália e Nova Zelândia), Okwui Enwezor (África), Margarita Tupitsyn (Rússia), Sung Wan-kyung (Coreia do Sul) e Gao Minglu (China continental, Taiwan e Hong Kong).

A mostra reuniu artistas de diversos países, destacam-se da América Latina obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Artur Barrio, Eduardo Costa, Roberto Jacoby, Raúl Escari, o coletivo Tucumán Arde, Alberto Greco, Lilliana Porter, entre outras.

Curadores
Observações
Máscara Abismo (1968), Camisa de Força (1968) e Diálogo de Mãos (1966) foram as obras expostas de Lygia Clark
ID
67284

Conteúdo relacionado