Lygia Clark

Acervo

Publicação

Presente mineiro

Tipo de documento
PeriódicoTipo de documento
Forma de registro
ImpressãoTécnica
Idioma
Local (cidade/país)
VitóriaCidade
Data aproximada
2000
Descrição
Matéria publicada no jornal "A Gazeta" (Vitória, ES) sobre a exposição "A Forma e os Sentidos - um olhar sobre Minas" realizada no Museu ferroviário da Vale entre 27 de outubro a 17 de dezembro de 2000. "De Lygia Clark, falecida em 1988. uma escultura em alumínio de 35 x 57 cm da Coleção Gilberto Chateaubrian do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro finda a trajetória pela nova galeria e funciona como teasing para a sala especial, que abriga outros 16 trabalhos da primeira fase de sua carreira. A sala de exposições temporárias se tornou Sala Especial Lygia Clark, a exemplo do que é feito nas bienais. A homenagem póstuma àquela que introduziu um novo conceito de arte no Brasil abre espaço para réplicas de obras interativas que ela chamava "bichos", usadas em arte-terapia e arte-educação. Os objetos sensoriais feitos a partir de casulos (obras na parede) podem ser manuseados e representam os conceitos de arte moderna - obra na parede e espectador – e contemporânea – espectador participando da obra."
Data início
26.10.2000
Organização
A GazetaOrganização
Autor(a)
Descritores
Transcrição texto

"De Lygia Clark, falecida em 1988. uma escultura em alumínio de 35 x 57 cm da Coleção Gilberto Chateaubrian do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro finda a trajetória pela nova galeria e funciona como teasing para a sala especial, que abriga outros 16 trabalhos da primeira fase de sua carreira. A sala de exposições temporárias se tornou Sala Especial Lygia Clark, a exemplo do que é feito nas bienais.

A homenagem póstuma àquela que introduziu um novo conceito de arte no Brasil abre espaço para réplicas de obras interativas que ela chamava "bichos", usadas em arte-terapia e arte-educação. Os objetos sensoriais feitos a partir de casulos (obras na parede) podem ser manuseados e representam os conceitos de arte moderna - obra na parede e espectador – e contemporânea – espectador participando da obra."

ID
8764

Conteúdo relacionado