Lygia Clark

Archive

Textual

Estava numa família que era da Violeta. [Diário 1]

documentType
DiaryDocument Type
artMedium
DatilografiaArt Medium
inLanguage
PortuguêsLanguage
date
18-08-1971
dateBegin
18.08.1971
location
author
transcription



18 de agosto.



Estava numa familia que era a de Violeta. Vi alguém parecido com Decio meu tio morto por quem tive uma grande paixaõ em menina. Havia esse clima apaixonado e me via meia criança meia adolescente vestida com uma linda roupa azul marinho que a medida em que corria ela flutuava. Vi que meus cabelos estavam soltos sem peruca e que eles tambem ondulavam quando corria....Estava numa casa extranha num banheiro.

Belo Horizonte, vi num jornal fotos enormes paginas inteiras sobre meu trabalho e eu tambem. Um era um espaço vazio só limitado por cordas, outra era a minha cara nesse espaço vazio e eu estava com a boca aberta como se falasse algo. 

Me vi bonita. Me vi num pequeno ambiente parecia familia e atraz do grupo havia um espelho. Acho que procuro comunicar algo a esse grupo. Decio se instala depois é minha vez.

No sonho ha um dinamismo entre eu que ontem a noite vivi com imensa consternaçaõ que por circunstancias aqui eu naõ o tenho e me perguntei se naõ era um muro a minha volta e o quanto eu estava contribuindo para naõ transpo-lo ?

O sonho foi taõ dinamico taõ belo que qo acordar sofri a dacalage da realidade como nos sonhos da integraçaõ do casal. Espero que o sonho ajude essa integraçaõ tambem.

Havia começado um livro sobre psico-drama mas que estou achando chato, vejo. Porem que muito me tocou pois o tema muro, espelho etc influiram muito nos meus sonhos agora.

E ontem a noite na varanda vi e senti como o mundo está aberto e livre e eu é que tenho uma serie de problemas para atingi-lo realmente. Ha eu sei o lado objetivo que me impede uma serie de coisas mas o objetivo naõ interessa é o mais simples a resolver. O que terei que resolver é a dinamica de que estou possuída e o muro que ainda me impede de uza-la em toda a sua força.

Quando saio com amigos e me comunico fico feliz quando como com eles como com fome. Sozinha quase naõ como e fico infeliz. 

A figura de Y tambem está me dando problemas. Será sempre um problema pelo sim e pelo naõ. Isso tambem anda me preocupando.

Agora que estou pronta cair exatamente num homem impossivel ? Continuo somatizando tudo.agora recebi a escultura de Medelim como sempre num estado impossivel de ser vendida . Deveria ter aceito vende-la ao Museu por 1.000 dolraes como eles queriam.....Devo aprender senaõ erro sempre.

ID
65638